Blog

Tudo que você precisa saber sobre um tratamento com aparelhos

22 de maio

Este tratamento tem, também, como objetivo corrigir uma "mordida torta”, condição conhecida como má oclusão e que envolve dentes que são apinhados e tortos. Isso ocorre, pois os dentes com essas características, dificultam a limpeza da boca, o que pode levar a cárie dentária, doença periodontal e, possivelmente, perda dentária precoce. Essa correção cria um sorriso bonito, mas o mais importante é que este tratamento resulta numa boca saudável.

Outro fator importante em relação a ortodontia é que este procedimento, ao começar a apontar os resultados, pode causar um certo estresse aos músculos de mastigação, levando a dores de cabeça, pois os dentes estão sendo movimentados, mas não demora a estacionar a dor e você conviver normalmente.

A boa higiene bucal é especialmente importante quando os aparelhos estão presentes. Escovar regularmente, conforme orientado pelo dentista, passar o fio dental diariamente e agendar consultas odontológicas ajudam no tratamento e a manter os dentes saudáveis.

Pacientes com aparelhos devem manter uma dieta balanceada e limitar os lanches entre as refeições. Seu dentista pode recomendar que se evitem determinados alimentos que poderiam interferir com os aparelhos ou acidentalmente entortar os fios. Esses alimentos podem incluir nozes, pipoca, balas duras, gelo e alimentos pegajosos como gomas de mascar, caramelos, entre outros doces mastigáveis.

O tratamento ortodôntico pode ser dividido em 6 etapas, o que pode gerar, muitas vezes, ao paciente, algo de difícil compreensão, porém essas etapas são essenciais para o tratamento obter resultado e qualidade.

Essas etapas ficam por conta de: Exames Iniciais, diagnóstico e planejamento - é uma etapa de grande importância. Aqui, o paciente e dentista começam a relação do tratamento, alinhar o que será efetivamente executado. Saiba que essa parte influenciará muito para o resultado final.

Instalação do aparelho ortodôntico - após decido, inicia-se a colagem dos brackets, bandagem de dentes e instalação de acessórios e afins, um fio ortodôntico leve é instalado e as orientações de higiene e cuidados com o aparelho são repassadas ao paciente.

Alinhamento e nivelamento dos dentes – o profissional precisa preparar-se para realizar qualquer modificação, para isso, é importante que os dentes estejam alinhados e nivelados. Nessa etapa também são realizadas as correções de dentes com giros, em alguns casos, quando necessário, ocorre a extração dentária.

Etapa intermediária – após os dentes estarem alinhados e nivelados o suficiente, fios mais pesados são instalados. Essa é a fase que ocorrem os fechamentos de espaços e/ou aberturas de espaços para implantes, correções de desvios dentários, fechamento de mordidas abertas, entre outros. Saiba que pode ser a etapa mais demorada do tratamento.

Etapa de finalização – é uma etapa de realizar o refinamento do caso, pois os dentes já estão praticamente em seus lugares fixos. É muito comum o uso de elásticos verticais para melhor encaixe dos dentes. É uma fase bastante trabalhosa e requer paciência por parte do paciente e ortodontista, afinal, a ansiedade para finalizar o tratamento e retirar o aparelho é muito grande.

Etapa de contenção - nos primeiros meses, os dentes estão em uma situação de adaptação e pouca estabilidade. É muito importante a instalação das contenções ortodônticas superiores (geralmente removíveis) e inferiores (geralmente fixas). Essa fase marca o fim da parte ativa do tratamento ortodôntico, e a partir disso, começa uma fase de acompanhamento.

Recomenda-se que o paciente compareça a intervalos de 3 a 6 meses ao consultório para acompanhar a estabilidade do caso.

Ao consultar e passar por este procedimento, o paciente volta ou adquire a forma correta da arcada dentária e o sorriso uniforme.

A escolha por entregar serviços de qualidade às pessoas, é a real motivação por desenvolver este material. Por isso deixo um convite feito para meus leitores, venha conhecer meu consultório instalado em Caxias do Sul - Serra Gaúcha, e tenha a oportunidade de encontrar o melhor atendimentos e procedimentos quando o assunto for sua saúde bucal.

Conheça mais sobre nossos serviços de odontologia e faça do seu sorriso algo marcante para você e para quem passa em sua vida.

Entre em contato e agende sua consulta. (54) 9 9992.4779 | contato@drafrancielepedrotti.com.br

Rua Marques do Herval, 1469. Sala 401 | Caxias do Sul

Voltar

Quer saber mais sobre tratamentos dentários? Possui alguma Dúvida?

Fale comigo!
Faça um orçamento