Blog

Quais são os tratamentos para o bruxismo?

22 de novembro

Muitas pessoas não sabem que sofrem de bruxismo e, este é um problema que afeta um enorme número de pessoas em todo o país brasileiro. Isso acontece, pois na maioria dos casos as pessoas estão dormindo enquanto o problema aparece, entretanto, é possível um diagnóstico a partir de uma visita com um especialista.

As causas para o aparecimento do bruxismo são várias, como: estresse, ansiedade, dentes desalinhados ou até mesmo, problemas no sistema nervoso.

Mesmo que seja algo menos grave para a saúde bucal, se não tratado, o bruxismo pode chegar a desgastar os dentes, afetar o osso que os sustenta, destruir o tecido da gengiva e até mesmo causar problemas nas articulações da mandíbula.

Alguns sintomas podem ser decisivos na descoberta para o problema, pois além do desgaste, os dentes podem aparecer amolecidos e dor de cabeça costuma ser frequente e bastante comum com o bruxismo. Isso acontece, porque a compressão exagerada dos dentes pode levar à isquemia dos vasos que entram no ápice da raiz e depois à necrose dos vasos, dos nervos e da polpa dentária.

Outros sintomas como dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face, devido ao esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca, alterações do sono afetam gradativamente quem está sofrendo com o bruxismo.

Tendo em vistas estes sintomas, ainda assim, na maioria das vezes, a pessoa só descobre que está com bruxismo quando alguém o presenciou enquanto dormia, ou quando procura assistência médica ou odontológica devido as dores.

Para essa disfunção, existem alguns tratamentos, conheça eles:

Placa de Bruxismo

O atrito provocado pelo bruxismo pode ser corrigido com o uso de uma placa dental de silicone ou acrílico com o formato exato da sua mordida.

Elas são ótimas para quem sofre com o distúrbio, pois aliviam os principais sintomas do problema, como dor e tensão na região da boca, mandíbula e cabeça, além de evitar o desgaste dos dentes e o impacto entre eles.

Correção da mordida

Em casos onde o bruxismo é uma consequência de um problema de alinhamento de mordida, como a má oclusão, o tratamento necessário para consertar o encaixe dos dentes pode ser uma restauração na coroa ou ainda algum tipo de tratamento ortodôntico, como o uso de aparelho.

Métodos de Relaxamento

O bruxismo é, em muitos casos causado a partir de uma tensão por questões emocionais, psicológicas ou físicas, sendo agravado pelo estresse.

Sendo assim, vale investir em técnicas de relaxamento muscular, como exercícios, massagem faciais, compressas quentes no lugar da dor, tudo para relaxar os músculos da face.

Em alguns casos, existe a necessidade de terapia e o tratamento com ansiolíticos para o controle emocional, o que acaba refletindo na melhora do quadro. De qualquer forma, o bruxismo é uma condição séria e que precisa de acompanhamento odontológico especializado.

Você acredita estar sofrendo de bruxismo? Alguns dos sintomas costuma lhe atrapalhar durante o dia? Saiba que você conquistar o seu bem-estar diário através destes métodos citados anteriormente.

Conheça o consultório da Dra. Franciele Pedrotti em Caxias do Sul. Especialista em procedimentos ortodônticos na Serra Gaúcha, está preparada para oferecer o melhor serviço com resultados surpreendentes para você!

Entre em contato e agende o seu horário! Faça do seu sorriso algo marcante para você.

(54) 9 9992.4779

Rua Marques do Herval, 1469. Sala 401 | Caxias do Sul - RS

Voltar

Quer saber mais sobre tratamentos dentários? Possui alguma Dúvida?

Fale comigo!
Faça um orçamento