Blog

Mito vs Realidade: Saiba o que é verdade ou mentira sobre a saúde bucal

06 de novembro

Conheça alguns mitos e realidades sobre a área dentária, que muitas pessoas distribuem informações erradas, que são mentiras, e ditas como verdades e vice-versa. Desenvolvemos algumas questões para desvendar estes mitos. Acompanhe a leitura!

É necessário escovar os dentes sempre após ingerir alimentos?

Um pouco verdade e um pouco mito.

Isto é, o ideal é sempre escovar os dentes por pelo menos 3 vezes ao dia, lembrando sempre da higienização no período da manhã, após as principais refeições e a mais importante delas, no período da noite.

Portanto, existem alguns determinados alimentos ou refeições que não demandam escovação, por exemplo um lanche saudável no meio da tarde. Entretanto, se você sentir a necessidade, deve fazer a limpeza.

Existe um horário mais importante para escovar os dentes?

Existe sim.

A escovação mais importante se faz no período noturno, pois é o momento em que a saliva já não está em constante produção, deixando a boca mais exposta às bactérias e risco de uma cárie se instalar em sua boca.

Devo usar bastante creme dental para escovar os dentes?

Não há a necessidade.

Fazer o uso de bastante creme dental proporciona uma impressão de limpeza na boca, porém é um engano, ou seja, uma pequena quantidade já é suficiente para uma limpeza de qualidade nos dentes.

O recomendado é colocar o creme apenas dentro das cerdas da escova dental. Importante destacar que o creme dental precisa conter flúor em sua fórmula, afinal, é o elemento comprovadamente eficaz na prevenção da cárie.

Chás ou cafés auxiliam no escurecimento dentário?

Sim, eles auxiliam.

Principalmente os chás mais escuros, isso ocorre devido as substâncias e corantes que são inseridas nessas bebidas. O café, por si só já tem um tom escuto e, embora natural, auxilia também no escurecimento.

Quando consumidos de maneira controlada, sem muito acesso e boa higienização após o seu consumo, é mais aconselhável.

Creme dental com efeito branqueador clareia os dentes?

Não, apenas produtos que o seu cirurgião dentista utiliza.

Um tratamento clareador é sempre a medida mais correta para obter este resultado. O mais recomendado é realizar o procedimento em consultório e seguir todas as instruções do profissional.

O creme dental branqueador é indicado para a manutenção do clareamento, tomando sempre muito cuidado, pois existem alguns abrasivos, que promovem apenas a sensação de dentes mais brancos, quando, na verdade, riscam o esmalte dentário e muitas vezes deixam os dentes mais opacos.

Portanto, esteja sempre atenta(o) aos produtos que você consumir, sejam alimentos, bebidas e produtos que oferecem produzir resultados positivos aos seus dentes. O ideal é manter visitas regulares com o seu dentista.

Você está procurando por um profissional de qualidade?

Conheça o consultório da Dra. Franciele Pedrotti em Caxias do Sul. Especialista em procedimentos ortodônticos na Serra Gaúcha, está preparada para oferecer o melhor serviço com resultados surpreendentes em aparelhos dentários.

Faça do seu sorriso algo marcante para você.

(54) 9 9992.4779

Rua Marques do Herval, 1469. Sala 401 | Caxias do Sul - RS

Voltar

Quer saber mais sobre tratamentos dentários? Possui alguma Dúvida?

Fale comigo!
Faça um orçamento