5 dicas para manter a sua saúde bucal em dia!

13 de fevereiro
Muitas vezes sabemos somente o básico sobre higiene bucal - escovar, passar o fio dental, procurar pelo creme dental mais indicado, entre outros. Mas, é importante ficar atento a muitas outras questões que irão lhe ajudar diariamente no cuidado de seus dentes.

Trouxemos 5 dicas importantes para manter sua saúde bucal em dia. Confira!

Use escovas por no máximo 3 meses

Quando foi a última vez que você trocou sua escova de dentes? A vida útil desse acessório indispensável para a higiene dos dentes é de apenas três meses. Isso acontece porque o uso diário promove o desgaste gradual das cerdas, diminuindo sua eficiência na escovação.

Além disso, o acúmulo de água na cabeça da escova cria um ambiente perfeito para o desenvolvimento de bactérias e fungos que podem comprometer sua saúde bucal. Por isso, é necessário substituir a escova de dentes por um modelo novo trimestralmente.

Uso do fio dental todos os dias

O uso do fio dental é uma etapa da higiene diária que muitas pessoas encontram resistência ao fazer, mas usar esse acessório ao menos uma vez por dia, antes da escovação, é essencial para remover resíduos de alimentos que ficam alojados entre os dentes ou próximo à gengiva.

Usando o fio dental corretamente todos os dias é possível prevenir inflamações na gengiva, sangramentos, cáries e doenças causadas pelo acúmulo de placa bacteriana entre os dentes.

Redobre a higiene antes de dormir

A higiene dos dentes no período noturno é muito importante para sua saúde, por um motivo muito simples: durante o sono, o fluxo de salivação diminui, tornando a boca um ambiente propício para a ação das bactérias causadoras de cáries e doenças que prejudicam a saúde bucal.

A higiene noturna deve incluir o uso do fio dental, a escovação dos dentes e a escovação da língua.

Escove seus dentes por pelo menos 4 vezes

Escovar os dentes é um hábito muito benéfico, além de proporcionar um hálito fresco, manter a boca saudável, evita muitos problemas causados por bactérias. Por isso, escove os seus dentes por pelo menos quatro vezes ao dia.
Saiba que as bactérias são muito rápidas para se multiplicar em grande quantidade no ambiente bucal e se alimentam de tudo que nós ingerimos. Portanto, para que elas sejam removidas e você tenha um resultado eficiente em manter sua saúde bucal, use essa dica.

O bochecho como medida para evitar manchas nos dentes

Uma das principais causas de manchas e escurecimento dos dentes é o consumo de alguns alimentos e bebidas com excesso de pigmentação ou muito ácido.

Como medida para evitar que manchas apareçam nos dentes, basta fazer um bochecho vigoroso com água antes de escovar os dentes, removendo o excesso de corantes e a acidez. Esse hábito simples previne que a acidez dos alimentos prejudique ainda mais o esmalte dos dentes por meio da fricção da escova.

Investir na higiene por meio de hábitos diários é a melhor maneira de promover a saúde bucal e garantir um sorriso saudável durante toda a vida.

A fim de entregar serviços de qualidade as pessoas, deixamos uma última dica através de um convite a nossos leitores, isso mesmo, venha conhecer o consultório da Dra. Franciele Pedrotti, instalado em Caxias do Sul - Serra Gaúcha, e ter a oportunidade de ser atendido por alguém que busca entregar aos seus pacientes um atendimento diferenciado, proporcionando sempre o melhor para o seu sorriso.

Faça do seu sorriso algo marcante para você e para quem passa em sua vida, conheça mais sobre nossos serviços em odontologia prestados no consultório da Dra. Franciele.

Entre em contato e agende uma consulta:
(54) 9 9992.4779| contato@drafrancielepedrotti.com.br
Rua Marques do Herval, 1469. Sala 401 | Caxias do Sul - RS

Quer saber mais sobre tratamentos dentários? Possui alguma Dúvida?